quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cartões postais

O Brasil somente imprimiu o que então se chamou de “Bilhete Postal” depois da autorização dada pelo decreto n˚ 7.695, de 28 de abril de 1880, baixado por iniciativa do Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, Manuel Buarque de Macedo. O êxito dos bilhetes postais no Brasil se deu em função do movimento postal da época; os postais tiveram a responsabilidade de suprir a insuficiência dos muitos veículos de informação de que hoje dispomos e o que era fato e notícia, com o correr do tempo, converteu-se em memória. Segundo estatística referente à Corte, houve indubitável aceitação dos Bilhetes Postais pelo público, tanto assim que, já no ano de 1883/1884, a quantidade deles coletada pelo correio representava 41% do total da correspondência particular.
Os Bilhetes postais foram usados no Rio de Janeiro e outros Estados desde o século XIX trazendo estampados belas paisagens; a maioria dos cartões-postais de velhas coleções retratam um período muito característico: a "Belle Époque", nome que traduz as alegrias e as esperanças da aurora de um novo século.
Esses antigos e belos postais imortalizaram a cidade de antigamente, as paisagens já destruídas, o espírito de uma sociedade, os ideais de beleza, a guerra e a paz, o rei e o plebeu, o povo em seu trabalho, as modas, o transitório e o permanente, a noticia e a História, os meios materiais de vida, as artes e as ciências, o indivíduo e a multidão, os costumes típicos, a realidade e o sonho, os anônimos que animavam as ruas... retratos de uma época, os postais - testemunhos históricas sob a forma de manifestação artística - não devem se perder!

6 comentários:

  1. Belo post retratando uma época uma não várias.De fato não pode se perder no tempo.Amiga esse aprendiz já copiou esse endereço. Um respeito abraço e meu apreço pela matéria. Grato pela citação.

    ResponderExcluir
  2. ?Yvelise, vim conhecer-lhe o "outro blog", de formato algo diferenciado, mas no fundo tudo sob seus mesmos olhos, históricos.
    Gostei de ver aqui cartões postais, coisa aparentemente tão simples, alçados à posição de documento histórico.
    Imagino a quantidade de outros documentos de toda sorte e tipo. São desde os curiosos achados arqueológicos aos mais bizarros objetos testemunhadores de fatos importantes (ou nem tanto), a contribuir para quesaibamos mais sobre épocas e lugares.
    Um pesquisdador interessado na diacronia de doenças e parasitoses conta que certa feita solicitou a uma museóloga coprólitos de suas múmias. Ela colaborou não só com sua pesquisa, mas com o visível embaraço dele ao explicar seu científicos interesses, respondendo-lhe sorridente: "Ah, disso aqui temos quilos".

    ResponderExcluir
  3. "Lá vem o Tempo"


    18/04/2009 - 11h17m





    Lá vem o tempo
    trazendo na memória
    datas registradas na história

    traz nomes importantes
    de batalhas marcantes
    na luta por mais um pedaço de terra

    por isso a história nunca encerra
    é um livro aberto aos pesquisadores
    falando de rios matas e desertos

    trazidas em manuscritos
    e até em pedras lascadas
    todas eras passadas e que

    até hoje tenta entender o individuo
    hoje já bem mais evoluído
    mas que traz ainda sem sentido

    dentro de si a guerra
    nem os tempos modernos
    acalmaram essa fera.

    Antonio Campos 18/04/09.

    ResponderExcluir
  4. João, muito bom te ter me lendo... também já estou te lendo por aqui.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, amiga caríssima,novamente em casa me sentir,absorvendo cultura,história e ainda recebendo energias que emanas em comunhão plena com amigos seus que tanto te admiram e afeto tem!

    Te Abraço !

    Viva a Vida!

    ResponderExcluir